Os jornalistas cariocas realizarão uma solenidade de lançamento do FENAJprev no Rio de Janeiro. Afinal, o FENAJprev nasceu de uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. As conversações para a sua constituição tiveram início em 2005 na gestão da diretoria que tinha como presidente Aziz Filho, hoje secretário-geral do Sindicato. A solenidade começará às 11h00, na próxima sexta-feira (10/07) e, será realizada no auditório do Sindicato – Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar, na Cinelândia.
Com o avançar das negociações, o Plano de Previdência Complementar foi encampado pela Fenaj que passou a administrar a adesão de Sindicatos de outras regiões do país. No decorrer deste período, aderiram ao plano os Sindicatos dos estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco e do Paraná.
Administrado pela Petros, o FENAJprev é um plano de previdência complementar destinado aos jornalistas com registro em carteira ou autônomos, extensivo aos familiares do jornalista – pais, cônjuge e filhos.
Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a Petros pode cobrar do participante uma taxa de administração bem abaixo da estipulada pelo mercado. Com infraestrutura e volume de recursos administrados, também alcança melhores resultados nos investimentos e não cobra taxa anual sobre o patrimônio, como fazem bancos e seguradoras de previdência aberta.
A partir dos 55 anos o participante já poderá ter direito a uma renda, com uma contribuição mínima de cinco anos. No momento da requisição do benefício, 25% do valor do montante acumulado no Plano podem ser resgatados de uma só vez. O restante será utilizado para o pagamento de uma renda mensal. A contribuição mínima mensal é de R$ 54,00. Já o resgate do investimento pode ser feito a qualquer instante.
Na solenidade de lançamento do FENAJprev, no Rio de Janeiro, haverá um coquetel e será distribuído material informativo sobre os benefícios a que os participantes terão direito. O plano já está em andamento e mais informações sobre o regulamento, a rentabilidade, entre outras, estão disponíveis em um link existente na página do Sindicato na internet – www.jornalistas.org.br – onde é possível fazer simulações relacionadas com programação de renda e demais benefícios. O telefone é 0800 025 35 45.