Com o intuito de promover a troca de experiências e aproximar jornalistas envolvidos com a causa da infância e adolescência, ANDI e UNICEF lançam hoje (23), no encerramento da 4º Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o projeto Ação 17.
Trata-se de uma rede virtual ibero-americana de jornalistas para os direitos da infância, que começa a operar no segundo semestre. Disponível em português e espanhol, o novo site apresentará um conjunto variado de ferramentas interativas como salas de bate-papo e fóruns de discussão, que permitirão integrar todos os profissionais de mídia que estão ou pretendem trabalhar com o tema dos direitos da infância.
A página pretende ser uma "rede de redes", reunindo grupos como Jornalistas Amigos da Criança, correspondentes da Agência EFE e profissionais participantes dos Prêmios Ibero-Americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância.
O nome Ação 17 é uma menção ao Artigo 17 da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, que define a responsabilidade dos meios de comunicação no cumprimento dos princípios defendidos pela Convenção, como a promoção do bem-estar social, espiritual, moral e saúde física e mental das crianças.
Fonte: 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes