O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo emitiu nota sobre mudança na Fundação Padre Anchieta. A nota intitulada RTV Cultura muda estatuto para que Cunha Lima permaneça e, publicada no site do Sindicato www.sjsp.org.br/23_04_2004%20cult_lima.htm afirma que o presidente há nove anos da Diretoria Executiva da Fundação Padre Anchieta (RTV Cultura), Jorge da Cunha Lima, prepara as condições para permanecer no comando da instituição, agora no regime de "cohabitação".
A nota fala que em um conchavo com o ex-Secretário de Cultura do Estado, Marcos Mendonça, Cunha Lima fez uma verdadeira manobra na reunião do Conselho Curador da Fundação, no último dia 19/04. Por 31 votos contra um (do representante dos trabalhadores), propondo uma alteração no estatuto da Fundação para que o cargo de Presidente do Conselho passe a ser remunerado. Também ficou acertado que em 10 de maio serão eleitos os novos Presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Curador.
O Sindicato pergunta na mensagem: "Adivinhe quem serão os futuros presidentes?" Respondendo logo em seguinda: Marcos Mendonça e Cunha Lima. A nota termina dizendo que "já no andar de baixo, os jornalistas e radialistas da Cultura continuam sem receber os reajustes salariais previstos nas suas convenções coletivas. Até quando?"