A iniciativa de alguns dirigentes sindicais de filiar pessoas contratadas pelos donos de veículos de comunicação, não diplomadas que atuem como jornalistas, foi rejeitada pela maioria esmagadora dos votantes na enquete promovida pelo site "O Jornalista". Até o momento, apenas 25% dos votantes defendem a ideia, outros 4% estão em dúvida e 71% votaram contra. No total, 303 pessoas já participaram da votação. A proposta vai a debate no Conselho de Representantes da FENAJ, no próximo dia 27 de março.
Ainda é possível votar e expressar a sua opinião. Participe você também da enquete. Afinal, apesar da polêmica provocada pela proposta, seus autores, mesmo sem ouvir os associados, não dão sinais de que irão recuar e retirá-la.
Entre as diversas opiniões registradas pelo votantes está a do jornalista profissional sindicalizado Maroni J. Silva, que declarou: "Não tem nenhuma lógica filiar ao Sindicato dos Jornalistas pessoas não diplomadas. Seria validar, duplamente, a intenção das empresas que sempre lutaram contra o diploma. Ou seja: de um lado, seus "profissionais" obtêm guarida do Sindicato e, de outro, o próprio sindicato "valida" as contratações de pessoas não dimpladas exercendo funções que, de direito, pertencem a jornalistas diplomados".
Qual a sua opinião sobre a polêmica proposta?
Clique na pergunta abaixo e vote!
Registre a sua opinião!
Os Sindicatos devem aceitar a filiação de "jornalistas" não diplomados?