Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
20/03/2010
Sindicato já aceita não diplomados como associados
 

A direção do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina deliberou por aceitar a filiação de todos os profissionais com registro junto ao Ministério do Trabalho, desde que no efetivo exercício das atividades da categoria. Os diretores do SJSC entendem que a aplicação do Estatuto da entidade abrange todos os trabalhadores jornalistas, inclusive aqueles que não são formados. “Se há trabalhador com registro e no pleno exercício do contrato de trabalho, o Sindicato deve lutar por melhorar suas condições de trabalho, lutar por salários dignos e condizentes com a importância da profissão e ampliar os direitos sociais”, disse o presidente do SJSC, Rubens Lunge.

Em São Paulo, o Sindicato dos Jornalistas marcou para 1º. de abril a data para iniciar a sindicalização. “Ainda não sindicalizamos nenhum não diplomado. Vamos iniciar o processo em abril", garantiu o presidente da entidade, Guto Camargo.

No próximo sábado, dia 27 de março, o Conselho de Representantes da FENAJ irá discutir a questão. O debate não deve ser fácil. Por enquanto, o cenário é o seguinte: Santa Catarina já filia os não diplomados, São Paulo promete fazê-lo em menos de duas semanas e o Sindicato do Espírito Santo, em assembléia na última quarta-feira, decidiu por não aceitar a filiação de pessoas que não possuem o diploma de curso superior em jornalismo, ainda que obtenham o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em Minas Gerais, o Sindicato também já acenou ser contrário à polêmica decisão.

Contra o diploma

Se por um lado a proposta de sindicalizar os não diplomados está baseada na tese de defesa dos trabalhadores que exercem profissionalmente o Jornalismo, ela não atenta para a estratégia patronal de defender o fim do diploma, mas lotar as redações com “estagiários”, que na prática exercem a função de um profissional.

Mas, a favor de estagiários

Além de polêmica, a decisão de sindicalizar os não diplomados parecer errar o foco de combate à exploração patronal. Os empresários da comunicação não querem colocar em xeque a qualidade de seus veículos, querem profissionais baratos e qualificados. Os estagiários caem como uma luva para atender esta necessidade, mas eles, mesmo cursando Jornalismo, não poderão se sindicalizar. Os patrões devem estar gostando desta polêmica.

Desde o início de fevereiro, o site O Jornalista trata da polêmica proposta e tenta ampliar o debate sobre o tema. Uma enquete foi lançada sobre o assunto e a maioria dos participantes rejeitou a proposta de sindicalizar os não diplomados. Até o momento, apenas 23% dos votantes defendem a ideia, outros 4% estão em dúvida e 73% votaram contra. No total, 331 pessoas já participaram da votação. Ainda é possível votar e expressar a sua opinião. A enquete só será encerrada na próxima sexta-feira (26), véspera da reunião da FENAJ que promete discutir o assunto com representantes de todos os Sindicatos do país.  

Qual a sua opinião sobre a polêmica proposta?

Clique na pergunta abaixo e vote!
 
Registre a sua opinião!

Os Sindicatos devem aceitar a filiação de "jornalistas" não diplomados?

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções