A iniciativa de alguns dirigentes sindicais de filiar pessoas contratadas pelos donos de veículos de comunicação, não diplomadas que atuem como jornalistas, foi rejeitada pela maioria esmagadora dos votantes na enquete promovida pelo site "O Jornalista". Apenas 23% dos votantes defenderam a ideia, outros 4% ficaram em dúvida e 73% votaram contra. No total, 363 pessoas participaram da votação. A proposta vai a debate no Conselho de Representantes da FENAJ, no próximo sábado, dia 27 de março.
Além da maioria dos votantes na enquete, vários Sindicatos de Jornalistas Profissionais do Brasil, também,já se posicionaram contrários à proposta. Apenas duas entidades decidiram por aceitar a sindicalização: Santa Catarina e São Paulo.
O site O Jornalista defende a autonomia das entidades sindicais, porém entende que decisões deste porte só deveriam ser tomadas após ampla consulta à categoria e decididas, de preferência, em um Congresso Nacional dos Jornalistas. Iniciativas isoladas, tomadas sem respaldo da categoria, agridem a unidade dos jornalistas e prestam um grande serviço apenas aos que atacam nossa regulamentação, como forma de aumentar seus lucros e precarizar nossa profissão.