Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
13/04/2010
Redes de TV devem faturar 8% a mais em 2010
 

Lucros em alta. As redes de TV estão comemorando o aumento no faturamento em 2009 e, também, as projeções de forte crescimento para 2010. As emissoras brasileiras esperam fechar o ano com um crescimento de 8% no faturamento médio, em comparação ao ano passado.

A Rede Globo, que em 2009 cresceu 7%, com desempenho superior aos 5% previstos no início daquele ano, espera fechar 2010 com um faturamento 10% superior ao ano passado, estima Willy Haas, diretor geral de comercialização do grupo.

Em entrevista publicada na edição 1402 de Meio&Mensagem (29 de março), Hass revelou que já nos dois primeiros meses deste ano a emissora conseguiu ampliar o seu faturamento em 30% -em relação ao mesmo período do ano anterior.

Aquecimento

Segundo o executivo, a Copa do Mundo na África do Sul e as eleições no Brasil vão mobilizar as atenções da emissora. “Com eventos tão importantes, esperamos um primeiro semestre bastante aquecido, não só para a Globo, mas para o mercado como um todo”, estimou Willy Haas.

Em 2009, a Band e a Rede TV! cresceram acima de 10%, e para 2010 as projeções são ainda mais otimistas. Tanto uma quanto a outra esperam obter faturamento superior a 15% em comparação com o ano passado.

Achatamento Salarial

Se por um lado as emissoras ampliaram seus faturamentos, os Sindicatos dos Jornalistas reclamam do achatamento salarial. "As maiores empresas se recusam a abrir minimamente os cofres e conceder o equivalente a meio salário do trabalhador como pagamento da Participaçăo nos Resultados. Dividido em 12 meses, o valor corresponde, por mês, a um abono igual a 0,04% do um salário", critica o Sindicato de São Paulo.

"Enquanto as empresas do mesmo porte, de outros segmentos, oferecem PLR que chegam até a oito mil reais, as TVs não querem pagar sequer meio salário para cada jornalista. É uma vergonha tão grande que justifica o slogan da nossa campanha: “Vergonha – As TVs lucram muito e pagam pouco”, argumenta o Sindicato paulista em seu site.

Inflação em alta

Enquanto as emissoras vislumbram um horizonte de alta no faturamento e nos lucros, a inflação brasileira ensaia um crescimento que irá corroer os baixos salários e promover um achatamento salarial ainda maior nos próximos meses.

Redação com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais em São Paulo e do Município do Rio de Janeiro. Foto: divulgação da campanha do Sindicato de SP 

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções