Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
15/04/2010
Leis e projetos exigem diploma para jornalista no setor público
 

Movimento crescente. Natal é a segunda capital brasileira a instituir a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo, para o exercício de cargos privativos de jornalistas no serviço público municipal. A prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), sancionou na última terça-feira (13/4) o projeto de lei do vereador Edivan Martins (PV), com a exigência. Pioneira, Maceió promulgou lei no mesmo sentido no Dia do Jornalista, 7 de abril.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa já aprovou projeto de lei do deputado estadual Pedro Teruel (PT) que prevê a exigência da formação superior específica para a contratação de jornalistas e assessores de imprensa nos Poderes Executivo e Legislativo estaduais.

Campo Grande

Também com objetivo de estabelecer a obrigatoriedade de Diploma de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo no âmbito do município de Campo Grande (MS), o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), deu entrada no Projeto de Lei nº 6.821/2010.
 
Piracicaba

Em Piracicaba (SP), o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) protocolou projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de diploma de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de Jornalista ou Assessor de Imprensa em todo o setor público municipal.

Alagoas

O deputado Judson Cabral (PT) anunciou no plenário da Assembléia Legislativa de Alagoas que vai apresentar um projeto de lei exigindo o diploma de jornalista nas contratações do Executivo e Legislativo.

Rio Grande do Sul

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade projeto de lei instituindo a obrigatoriedade do diploma no setor público. Na contramão dos representantes do povo gaúcho, a governadora Yeda Crusius (PSDB) vetou a proposta. O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul repudiou a atitude e afirmou em Nota Oficial: "Ao usar os argumentos da suprema corte, a senhora governadora comete os mesmos erros e autoriza qualquer pessoa a ingressar em um cargo público sem as devidas qualificações, e até mesmo analfabeto". Os deputados gaúchos irão avaliar o veto e devem derrubá-lo.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções