Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
30/04/2010
Sindicato do Piauí repudia agressão sofrida por jornalista
 


NOTA DE REPÚDIO


 
 A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí vem a público condenar veementemente e manifestar o seu repúdio a covarde agressão sofrida pelo jornalista EDMUNDO MOREIRA DA SILVA, que no exercício do jornalismo sofreu censura, humilhação e ainda foi preso e algemado mesmo não oferecendo resistência num ato desumano, agressivo e de atentado à liberdade de imprensa e aos direitos humanos. O jornalista apenas fazia a cobertura jornalista da sessão na Câmara Municipal de Timon, no Estado do Maranhão, dia 28 de abril de 2010, e procurava mostrar à sociedade da cidade os debates travados naquela Casa Legislativa. Diante de tal agressão à liberdade individual do profissional, o Sindicato manifesta apoio ao mesmo no sentido de garatir-lhe o reparo dos danos morais pela intimidação e abuso sofrido dos agentes da Guarda Municipal de Timon e Polícia Militar que agiram com truculência contra o jornalista no seu exercício profissionar.

É lamentável que fato como esse de censura e agressividade à liberdade de imprensa ainda ocorra por parte das autoridades políticas e policial, exigindo do Governo do Estado do Maranhão e do Secretaria Estadual de Segurança Pública providências necessárias no sentido de fazer valer a ética profissional e o bom uso do aparelho policial do Estado.

O Sindicato dos Jornalistas está comunicando o fato à Federação Nacional dos Jornalistas, bemcomo aos demais sindicatos de jornalistas do país e às organizações internacionais de combate à violência contra profissionais da imprensa, a fim de que constem em seus anais e relatórios de Direitos Humanos.

Também colocou à disposição do jornalista a Assessoria Jurídica da entidade para adotar as medidas judiciais cabíveis em sua defesa, caso seja preciso. Reafirmamos, portanto, a nossa intransigente luta pela liberdade de imprensa e pelos direitos humanos
 
                               Teresina, 29 de abril de 2010
 
 
 
                                A Diretoria

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções