Amanhã, terça-feira (18/05), a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprecia o veto da governadora Yeda Crusius (PSDB) à obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual. O projeto de lei vetado pela governadora foi aprovado em março pelos deputados gaúchos por unanimidade. A sessão de apreciação do veto será acompanhada por integrantes da campanha em defesa do diploma.
A mobilização pela derrubada do veto da governadora ao projeto 236/09, que exige a formação superior para o exercício da profissão no serviço público, foi aprovada no 34º Congresso Estadual dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, realizado em Novo Hamburgo nos dias 14 e 15 de maio. Logo após foi desencadeada uma campanha de envio de mensagens de sensibilização aos parlamentares gaúchos, lembrando que a formação superior específica para o exercício da profissão é um instrumento para defender a qualidade, a democracia e a ética no Jornalismo e que, por isso, é uma exigência de toda a sociedade brasileira.
Liderados pelo Sindicato da categoria, pela FENAJ e por entidades integrantes da campanha em defesa do diploma, Jornalistas, professores, estudantes de Jornalismo e apoiadores do movimento acompanharão a sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que apreciará o veto.
Fonte: FENAJ