Na próxima semana, de 27 a 29 de julho, os jornalistas brasileiros sindicalizados poderão votar nas eleições para a renovação da direção de diversos Sindicatos e também da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Terão eleições as seguintes entidades: Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Ceará, Goiás, de Londrina, do Município do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe, além da FENAJ e de sua Comissão Nacional de Ética.
Urnas fixas e volantes estarão presentes nas capitais e principais cidades dos 26 estados e do Distrito Federal para coletar votos da categoria. Poderão votar os jornalistas em dia com seus sindicatos até o mês de junho, como também jornalistas aposentados.
Em reunião realizada no dia 14 de julho, a Comissão Eleitoral Nacional da FENAJ definiu que o quorum mínimo para validação da eleição em primeira convocação é de 30% dos jornalistas sindicalizados e em dia com suas obrigações sindicais.
FENAJ
Disputam o pleito para a Federação a chapa 1, “Virar o jogo: em defesa do Jornalismo e do Jornalista”, liderada por Celso Schröder, e a chapa 2, “Luta Fenaj”, liderada por Pedro Pomar. Cinco candidaturas estão inscritas para as cinco vagas da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas.
