"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!", já ensinava a canção imortalizada por Geraldo Vandré. A hora da verdade da PEC dos Jornalistas, que restitui a exigência de diploma para o exercício profissional do Jornalismo, é agora. Líderes partidários já assinaram requerimento pedindo tramitação da PEC 33/09 em regime especial no Senado e deve ser votada nos próximos dias. Precisamos ampliar a mobilização, para resgatar nosso direito democrático.
A expectativa de votação da matéria na Semana da Liberdade de Imprensa foi frustrada por uma Medida Provisória que trancou a pauta do Senado.
Dirigentes da FENAJ, acompanhados de representantes de Sindicatos que se revezam semanalmente, prosseguem nos contatos com os senadores para acelerar a votação da PEC 33/09. Nesta semana, o esforço conjunto foi realizado pelos diretores da FENAJ José Carlos Torves e Antônio Paulo dos Santos, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, e pelos diretores dos Sindicatos dos Jornalistas da Paraíba e de Minas Gerais, Rafael Freire e Fabrício da Silva.
O trabalho dos dirigentes propiciou a coleta de assinaturas de líderes partidários, para que a matéria tramite em regime especial. O documento já foi entregue à Mesa Diretora do Senado.
Nova caravana a Brasília está prevista para a próxima semana. “A expectativa é de que todos os Sindicatos que puderem enviem representantes”, conta a diretora da FENAJ e membro do GT da Coordenação da Campanha, Valci Zuculoto. “Nossa leitura é de que agora colocar a matéria em votação depende muito mais da vontade política da Mesa Diretora e do próprio presidente do Senado”, completa.
Desta vez pretende-se entregar as assinaturas coletadas até o momento à petição eletrônica em favor da PEC, bem como o manifesto de entidades apoiadoras da proposta à Mesa Diretora do Senado.
Assine já e divulgue!
Já são milhares de assinaturas no abaixo-assinado em apoio à PEC, restabelecendo a obrigatoriedade do curso superior específico de jornalismo para o exercício da profissão de jornalista. Para assinar, clique aqui.
Novamente a Coordenação do movimento pede, também, que seus apoiadores encaminhem mensagens de sensibilização aos parlamentares pela aprovação da PEC, que precisa ser votada em dois turnos no plenário do Senado.