Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
12/04/2012
Sindicato dos Jornalistas denuncia perseguições a profissionais
 

O Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) contabiliza seis profissionais demitidos ou afastados arbitrariamente de seus locais de trabalho devido à atuação sindical. A presidente em exercício da entidade, Samira de Castro, que começou a fazer parte desta estatística na última semana, quando foi afastada da redação do jornal Diário do Nordeste, onde atuava como repórter, fez a denúncia ontem, quarta-feira, 11, durante participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Fortaleza.

As denúncias feitas na reunião camarária foram transmitidas, ao vivo, pela TV e rádio Fortaleza.

Não à toa o Ceará é líder no ranking nacional da violência contra jornalistas, segundo pesquisa realizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Por violência, entenda-se a censura, a ameaça, a cobertura de risco e a prática antissindical. Além das demissões e afastamentos arbitrários de dirigentes sindicais, praticados pela direção dos jornais O Povo e Diário do Nordeste, as empresas também censuraram, segundo a diretora de Administração e Finanças do Sindjorce, Déborah Lima, editais de convocação para assembleias por local de trabalho.

Deborah, que é 1ª Tesoureira da FENAJ, também está afastada do exercício da profissão. repórter de política do jornal O Povo, a jornalista foi presidente do Sindjorce por dois mandatos e, quando desejou voltar à redação, sofreu as consequências da perseguição política aos sindicalistas. “Por ter feito uma escolha política e ideológica de defender os trabalhadores da comunicação, estou pagando um alto preço, que é me tirarem o direito de exercer minha profissão”.

Para Samira, as práticas de perseguição e de censura estão fora do contexto atual do País, que teve um presidente operário e tem uma presidenta que foi presa política. “Os jornais nos impedem de entrar nas redações. Eles não entendem que estamos em um momento de diálogo e nos atacam”, disse. De acordo com ela, os casos serão levados à organização Internacional do Trabalho (OIT) pela FENAJ.

Ato público em defesa da liberdade de organização sindical

O Sindjorce realizou manifestação em frente ao jornal O Povo, nesta quinta-feira, dia 12 de abril, em repúdio às práticas antissindicais dos veículos de comunicação do Estado que demitiram ilegalmente ou afastaram compulsoriamente dos locais de trabalho quatro dirigentes do Sindjorce e dois diretores do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace). Dos seis dirigentes perseguidos, quatro são empregados do O Povo e dois do Diário do Nordeste.

Após a manifestação, as entidades saíram em carreata pela Avenida Antônio Sales em direção ao jornal Diário do Nordeste, na Praça da Imprensa, para protestar contra o afastamento arbitrário da presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro, da redação do jornal, no dia 2 de abril, em retaliação à matéria publicada no Portal da entidade, denunciando a censura aos editais do sindicato convocando assembleias por local de trabalho e práticas antissindicais dos jornais O Povo e o Diário.

“Se você têm sido vítima de perseguição política em seu local de trabalho, junte-se a nós e denuncie as investidas dos patrões contra os trabalhadores. Se não, também una-se a nós para evitar que você seja o próximo prejudicado”, afirma a presidente em exercício do Sindjorce. Samira lembra que seu afastamento da redação é um ato extremo de violação contra a liberdade de organização sindical. “As empresas retiraram os dirigentes das redações para impedir o contato com a categoria e enfraquecer a luta sindical”, comenta.

Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza
Foto: Genilson de Lima

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções