A Associação Brasileira de Imprensa promove amanhã, dia 12, juntamente com o jornal Brasil de Fato, um debate sobre "Mídia e Racismo". A entrada é livre para qualquer interessado.
O evento será aberto com a exibição do curta-metragem "Vista a minha pele", de Joel Ziro Araújo. O filme será exibido às 13 horas. O debate conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, através da Cojira-Rio (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial). A Cojira do Rio Grande do Sul, também, confirmou presença.
O seminário pretende discutir quais os principais entraves que permeiam as abordagens dos meios de comunicação de massa sobre a questão racial no Brasil. Serão dois painéis seguidos de debates. "A cultura do racismo" será o tema do primeiro painel, às 14h, com as participações de Joel Zito e Rosana Heringer, pesquisadora da organização Action Aid, e Sílvia Ramos, pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes, e do professor da Faculdade de Comunicação da UFRJ Ivan Proença.
Às 16h, acadêmicos e profissionais de comunicação discorrem sobre "Exclusão, mídia e racismo". A mesa será composta pelos jornalistas Carlos Alberto de Oliveira (Caó), conselheiro da ABI, Carlos Alberto Medeiros, mestre em Sociologia do Direito e Francisco Alves Filho, editor-assistente da Revista ISTOÉ (Rio); sociólogo e secretário-executivo da Revista Afirma On Line, Eduardo Henrique Pereira de Oliveira e por Rumba Gabriel, do Movimento Popular de Favelas.
A ABI fica na Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro, Rio de Janeiro (RJ) e o telefone é (0xx21) 2282.1292
Fonte: ABI