Jornalistas dos jornais "O Tempo", "Pampulha", "Super Notícia" e do portal "O Tempo Online" param o trânsito. A primeira manifestação da Semana de Luta dos jornalistas de jornais, revistas e portais mineiros aconteceu na última segunda-feira (16), na portaria da Sempre Editora, com direito a paralisação do trânsito. Os manifestantes se mobilizaram em frente à sede da empresa na Cidade Industrial, em Contagem (MG), vestidos de preto, com nariz de palhaço e apitos.
Os jornalistas interditaram a Avenida Babita Camargos e reforçaram o apitaço durante 30 minutos. O suficiente para que o patronato e a população pudessem saber sobre a insatisfação da categoria com relação aos baixos salários e à proposta dos empresários para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho deste ano.
Em assembleia realizada na semana passada, os profissionais do setor de jornais, revistas e portais rejeitaram a contraproposta patronal de aplicação de 6% de reajuste em todas as faixas salariais e de pagamento do retroativo a 1º de abril em única parcela, na folha de julho. A partir disso, a proposta de mobilização nas empresas foi aprovada, com a criação de uma Comissão de Mobilização da Campanha Salarial 2012 formada por diretores do Sindicato e representantes das redações.
"A rejeição à contraproposta patronal é uma resposta da categoria ao descaso dos patrões. Nós, jornalistas, não podemos mais aceitar os baixos salários e um piso salarial que é uma vergonha nacional. As manifestações continuam durante esta semana", declarou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.
Carro de som, faixas e manifestação dos jornalistas!
Hora: 15h00
Local: em frente as redações
Quinta-feira (19/7) - Hoje em Dia
Sexta-feira (20/7) - Diário do Comércio