O meio jornal movimentou mundialmente US$ 200 bilhões, no ano passado, com receita de publicidade e circulação. A informação divulgada pelo Jornal Propaganda & Marketing é baseada no estudo da World Association of Newspaper and News Publishers (WAN-IFRA), divulgado semana passada. O estudo também registra recorde de leitura. Mais da metade da população adulta mundial lê jornais: 2,5 bilhões de pessoas leem jornais impressos e mais de 600 milhões os leem em plataformas digitais.

Embora nunca tenha se lido tanto jornal no mundo e sua audiência na internet esteja em alta, apenas 2,2% das receitas globais de publicidade dos jornais vêm da internet e metade advém da circulação.
A circulação global dos jornais cresceu 1,1% entre 2010 e 2011, e continua a crescer na Ásia e no Oriente Médio, embora se mantenha em sensível queda na Europa, na América do Norte e na América Latina, de acordo com o estudo.
Um levantamento recente do IVC (Instituto Verificador de Circulação) no Brasil, revelou que por aqui o meio Jornal teve crescimento médio de 2,3% de circulação durante o primeiro semestre de 2012. Se comparada a cinco anos atrás, a circulação do segmento cresceu 4,2% em 2011.
Fonte: Jornal Propaganda & Marketing