A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho concedida a Amilcare Dallevo Júnior, presidente da RedeTV!, pode ser suspensa. Pelo menos é o que defendem os Sindicatos dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e do Estado de São Paulo. As duas entidades encabeçam um movimento para que o proprietário da RedeTV! perca a comenda outorgada pelo Tribunal Superior do Trabalho.
O Sindicato do Rio informa que a RedeTV! vem sendo investigada pelo Ministério Público do Trabalho, após denúncia sobre irregularidades como falta de pagamento de FGTS, tíquete-refeição e desvios de função. Ainda neste mês, a Procuradoria deve emitir um relatório sobre a documentação exposta pela empresa.
Segundo a entidade sindical carioca, no Rio, assim como em outras praças, a emissora vem modificando seu quadro de jornalistas constantemente. Além disso, os profissionais que trabalham como web repórteres, e recebem via RPA, não foram pagos. São cerca de 70 em todo o Brasil, por volta de dez no Rio. “Como recebemos por matéria, o pagamento do mês de outubro será afetado porque estamos impossibilitados de trabalhar atualmente por falta de dinheiro”, conta um jornalista.
Corte de energia
Na última quarta-feira (12/9), de acordo com funcionários da emissora, a sede da empresa no Rio, localizada na Torre do Rio Sul, em Botafogo, teve energia cortada por falta de pagamento. Diante disso, equipamentos de redação funcionaram precariamente em boa parte da tarde, segundo trabalhadores. "Em setembro, o salário voltou a atrasar e foi depositado apenas na noite da última terça-feira (11/9)", afirma o Sindicato carioca.
Em Osasco, no Estado de São Paulo, onde funcionários também tiveram problemas em receber salários, o Sindicato dos Jornalistas e o dos Radialistas fizeram manifestação em frente à sede da RedeTV!.
Na última quarta-feira, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio endossou abaixo assinado do Sindicato de São Paulo pedindo que a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho conferida ao dono da Rede TV!, Amilare Dallevo (foto), pelo Tribunal Superior do Trabalho seja suspensa. Confira o texto do documento abaixo:

Abaixo assinado pela suspensão ou exclusão do Sr. Amilcare Dallevo da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho
Nós, trabalhadores e trabalhadoras, abaixo assinados, consideramos que o sr. Amilcare Dallevo Júnior, presidente da RedeTV!, não reúne as condições éticas e morais necessárias para fazer jus à Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho tampouco tem se “distinguido por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho ou em quaisquer ramos do Direito” como preconiza o art. 2 do Regulamento da Ordem.
Tendo em vista que, como empresário do setor de comunicação não honra suas obrigações trabalhistas e responde a dezenas de processos trabalhistas – fato que pode ser facilmente comprovado pelo próprio Tribunal – entendemos que a homenagem que lhe foi conferida em agosto não lhe cabe;
Tendo em vista que a radiodifusão é uma concessão pública que deve responder aos objetivos sociais como apregoa a Constituição Federal e uma vez que esta premissa não vem sendo obedecida pela Rede TV;
Tendo em vista que o descalabro administrativo da emissora, ao atrasar salários, não pagar direitos previdenciários e demitir sistematicamente centenas de profissionais em todo o território nacional causa profundo impacto negativo na sociedade,
Solicitamos que o Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho reveja sua decisão e, em um ato de desagravo às vítimas da incúria do sr. Amilcare Dallevo, seja retirada a homenagem à luz do art. 25 do Regulamento da Ordem que prevê “Será suspenso ou excluído o agraciado que praticar ato incompatível com a dignidade da Ordem”.