A jornalista Carmina Dias foi reintegrada à TV Verdes Mares, do Ceará, no último dia 19 de maio, por ordem da juíza Sandra Helena Barros Siqueira, da 2ª Vara do Trabalho de Fortaleza. Os diretores da empresa ainda tentaram se recusar, tentando fazê-la mudar de idéia ou abrir mão de sua imunidade, mas não conseguiram. A jornalista retornou às suas atividades.
Carmina foi demitida no último dia 20 de abril, por discordar da medida imposta pela empresa aos jornalistas profissionais de se registrarem como radialistas - condição obrigatória para continuarem trabalhando na emissora. A empresa se recusou a fazer a homologação da jornalista no Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e exigiu que fosse feita na DRT. No entanto, a auditora designada da delegacia afirmou que não seria possível, pois havia um sindicato que a representava legalmente e porque Carmina tinha imunidade sindical já que é membro da Comissão de Ética do Sindjorce.
Com isso, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas deu entrada na 2ª Vara do Trabalho com ação de reintegração com pedido de liminar. Mais uma vez, a justiça foi feita e os jornalistas cearenses venceram outra batalha. A decisão se junta aos três dissídios coletivos vencidos pelo Sindicato dos Jornalistas contra as emissoras de rádio e televisão - 2002, 2003 e 2004, além dos pareceres do Ministério do Trabalho e Delegacia Regional do Trabalho (DRT) dando ciência de que profissionais que trabalham em rádio e televisão são jornalistas e não radialistas.
Fonte: Sindjorce