O anteprojeto de lei que cria o Conselho Federal de Jornalismo finalmente saiu da gaveta do Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro Ricardo Berzoini assinou o documento, antes do mês de maio terminar - como aliás havia prometido. O projeto já está na Casa Civil, de onde terá que seguir para a chancela do presidente Lula, para só então ser encaminhado ao Congresso Nacional. O projeto ainda terá que percorrer uma longa via crucis até se tornar realidade.
Quando a propositura chegar ao Congresso, ainda encontrará por lá o projeto de criação da Ordem dos Jornalistas do Brasil, de autoria do deputado federal por São Paulo, Celso Russomanno. Os mais otimistas duvidam que a proposta de criação do Conselho consiga ser votada na atual legislatura da Câmara dos Deputados. Sendo uma missão para os futuros parlamentares.
De qualquer forma, a retirada da poeira do anteprojeto é um avanço para os jornalistas brasileiros. No último dia 07 de abril, Dia Nacional dos Jornalistas, o presidente Lula recebeu jornalistas e lideranças de sindicatos e da FENAJ em audiência. Ouviu o pedido para que seu governo tirasse da gaveta o anteprojeto. Berzoini cumpriu com o prometido. Agora com a palavra a gaveta do ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, e a caneta do presidente da República.