Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
22/05/2014
Juca Kfouri é absolvido em ação movida por Marin
 

O jornalista Juca Kfouri foi absolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que julgou improcedente a ação movida por José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contra o profissional. O jornalista foi processado por injúria depois de uma série de textos escritos por ele e publicados em seu blog, que tratavam de assuntos como o envolvimento de Marin com o “caso Herzog”, com o torturador Sérgio Fleury, o caso  da medalha embolsada na final da Taça São Paulo em 2011 e a apropriação de um terreno público.

Kfouri se pronunciou à imprensa dizendo que a ação era uma clara tentativa de intimidá-lo. "É uma grande alegria [o resultado da justiça]. A fundamentação do juiz é exemplar. O Marin está evidentemente, a exemplo do fazia o Ricardo Teixeira, tentando me intimidar, ver se eu não escrevo mais sobre ele. É muito confortável para ele fazer isso", comentou.

Rose Nogueira, diretora do Conselho de Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, e que depôs a favor do jornalista, disse que "Juca teve a coragem de denunciar e publicar os discursos de Marin na Assembléia Legislativa de São Paulo quando era deputado, em 1975, onde ele dedava Vladimir Herzog abertamente e pedia repressão ao telejornalismo da TV Cultura, dirigido por Vlado, que acusava de subversivo, comunista, aquelas coisas que conhecemos bem. Isso, mais as notas do então jornalista dedo-duro chamado Claudio Marques, que escrevia "O hotel da rua Tutóia (Doi-Codi) está esperando a turma da TV Viet Cultura..." mais as ligações dele e outros deputados com a repressão levaram, com certeza, à prisão, tortura e morte de Vladimir Herzog".

E continua: "Tive a honra de participar do telejornal Hora da Notícia junto com Vladimir Herzog e outros bons companheiros. Fui testemunha de defesa do Juca. Hoje é um dia de festa para o meu coração. Em tempo: o dedo-duro foi expulso do Sindicato dos Jornalistas numa grande assembleia da nossa categoria".

Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções