Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
02/11/2014
Diário do Comércio anuncia fim da versão impressa
 

A versão impressa do jornal Diário do Comércio de São Paulo chegou ao fim. A notícia de que a última edição circularia na sexta-feira (31/10), pegou todos de surpresa, inclusive os jornalistas do periódico. Sem nenhum aviso ou negociação prévia, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), proprietária do jornal, anunciou apenas que Diário passará a ser digital. Na próxima segunda-feira (3), o Sindicato dos Jornalistas se reúne com representantes da publicação para discutir a situação dos jornalistas.

"Os trabalhadores, que incluem jornalistas e gráficos, foram informados hoje à tarde do encerramento da versão impressa e colocados em licença remunerada, o que significa que os trabalhadores ficarão em suas casas à espera do desfecho da situação", informou o Sindicato dos Jornalistas na tarde de sexta-feira.

Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), divulgou um comunicado intitulado "Diário do Comércio é agora digital", no qual afirma que "a decisão de nos lançarmos como mídia eletrônica é uma evolução, e não uma ruptura. Continuaremos a funcionar como um jornal, mas, no lugar de uma única edição diária, estaremos em processo de atualização constante, com reportagens essencialmente focadas nos interesses mais próximos de nossos associados". 

 Comunicado:


Diário do Comércio é agora digital

O Diário do Comércio marca, a partir de hoje, um novo encontro com sua própria história. Dá um passo ambicioso em sua modernização como veículo da Associação Comercial de 
São Paulo e se converte em plataforma digital, incorporando as grandes mudanças tecnológicas que transformam e dinamizam a imprensa mundial. 


Esse novo projeto não significa apenas a superação do formato de mídia impressa em papel, que acompanhou o jornal desde a sua fundação, em 1924, e que nos levou a uma longa, árdua e bem-sucedida empreitada em favor da democracia e das ideias liberais.


Em sua longa trajetória, o Diário do Comércio avançou de um tímido boletim de registro de falências e concordatas à condição de relevante jornal informativo. Foi dirigido por profissionais que construíram práticas ousadas e combativas de jornalismo.

O formato digital, já adotado e que agora ganha corpo, amplifica-se numa forma bem mais rápida de comunicação com os empreendedores em geral e com os pequenos e médios empresários em particular, que passarão a nos receber, no momento em que preferirem, em seu computador, no tablet ou no celular. 


A decisão de nos lançarmos como mídia eletrônica é uma evolução, e não uma ruptura. Continuaremos a funcionar como um jornal, mas, no lugar de uma única edição diária, estaremos em processo de atualização constante, com reportagens essencialmente focadas nos interesses mais próximos de nossos associados. 


O novo Diário do Comércio manterá sua equipe de colunistas, que são um precioso capital para nossa identidade como publicação. E, com a interatividade que a Internet permite, eles terão o espaço necessário para o diálogo com o leitor, que abandona sua posição de consumidor passivo e tem a possibilidade de se manifestar.

Por meio da interação instantânea, esse mesmo leitor poderá adicionar aos textos seu ponto de vista e, num plano paralelo, ter acesso a um amplo leque de serviços e consultas presente na plataforma. É uma via de mão dupla, que ampliará o diálogo entre associados e não associados.

Por fim, a equipe que reunimos para o lançamento da nova etapa de nosso jornal tem, entre suas metas, a abertura ao público dos múltiplos conteúdos produzidos, com competência, por especialistas do Instituto de Economia e dos 20 conselhos temáticos que operam dentro da Associação Comercial. Sabemos que a boa informação jornalística é um dos produtos intelectuais de essencial importância para o sucesso do empreendedorismo. Ao longo de 90 anos, foi o que orientou o funcionamento do Diário do Comércio.

É uma bandeira que continuaremos responsavelmente a carregar. Mas, agora, em patamar tecnológico compatível com a agilidade de cenários desenhados para a mídia neste surpreendente século 21.

Rogério Amato
Presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções