O Sindicato dos Jornalistas Profssionais no Município do Rio de Janeiro enviou, na semana passada, um pedido de fiscalização do Ministério do Trabalho na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por submeter os funcionários a condições insalubres, tais como: ar condicionado quebrado, falta d’água e obras inconclusas em banheiros na sede da emissora no Rio de Janeiro. Foi enviado ainda um ofício à direção da emissora, em conjunto com o sindicato dos radialistas e a comissão de empregados, reivindicando uma reunião emergencial para tratar dos problemas.
O ofício descreve como os problemas estruturais têm afetado a rotina de trabalho dos profissionais. A falta de ar condicionado, por exemplo, provocou mudanças nas escalas de trabalho e pode afetar o bom funcionamento dos equipamentos da emissora. Na semana passada, a falta de água no prédio deixou os funcionários indignados. Os sindicatos e a comissão reivindicam mais diálogo no planejamento das obras da sucursal carioca.
“Encaminhamos uma série de documentos solicitando a inclusão de box com chuveiro nos banheiros, a troca dos dispênseres de papel, em péssimas condições, e a instalação de bicicletários nos padrões necessários, em local salubre e seguro”, diz um trecho do documento.