Vá para Cuba! Foi exatamente o que fizeram 137 jornalistas de 30 países que participaram da tradicional Feira Internacional de Turismo da ilha caribenha, que aconteceu de 05 a 07 de maio, no Hotel Meliá Jardines del Rei, em Cayo Coco. Após o evento, o Ministério do Turismo daquele país apresentou aos jornalistas participantes sua extraordinária rede hoteleira e as belezas naturais do país.
Quando o assunto é turismo, Cuba tem batido todos os recordes de visitação. Em 2014, a ilha foi visitada por 3,2 milhões de turistas internacionais, na sua maioria europeus e canadenses. A maior visitação de sua história. Um crescimento de 5,3% comparado com o ano anterior. Segundo o ministro do Turismo cubano, Manuel Marrero, este ano, cerca 1,5 milhão de pessoas já visitaram a ilha. A expectativa é que o número passe de 3,5 milhões até o final do ano.
A indústria do turismo em Cuba também movimentou cifras respeitáveis. Foram U$ 2,7 bilhões no ano passado e a previsão é que em 2015 o número alcance U$ 3 bilhões. Cuba conta com 18 redes hoteleiras internacionais que operam 69 hotéis, com mais de 35 mil quartos de 4 e 5 estrelas.
No ano passado, o país recebeu mais de 19 mil brasileiros. A expectativa é que o número aumente com a autorização para que a empresa Gol passe a realizar três voos semanais entre Brasil e Cuba.
Quatro jornalistas brasileiros participaram da Feira em Cuba. Dois de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e outro da Bahia.
Foto: Vitor Ribeiro