Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
15/05/2015
Federalização dos crimes contra jornalistas avança na Câmara
 

A impunidade dos crimes contra jornalistas no Brasil está prestes a receber um duro golpe. Após receber parecer favorável do relator, o Projeto de Lei 191/2015, de autoria do deputado federal Vicentinho (PT/SP), que federaliza os crimes contra jornalistas não resolvidos em 90 dias, será votado na próxima reunião da Comissão de Segurança Pública e de Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. A votação deve acontecer na próxima semana e representantes das entidades de defesa dos jornalistas, como a FENAJ, devem acompanhar a votação.

 

Pela proposta de Vicentinho, quando a investigação das esferas originalmente competentes dos crimes contra jornalistas ultrapassar 90 dias, configurando – portanto – omissão ou ineficiência, ela passará para a esfera da Polícia Federal. O deputado disse ao site Ojornalista que está confiante na aprovação do seu projeto.

Segundo o  relator da proposta, deputado Laudivio Carvalho (PMDB/MG), o projeto possui "densas qualidades". Em primeiro lugar, ele destacou que sua aprovação contribuirá para que a taxa de não resolução de crimes (taxa de atrito) será reduzida. "Isso, porque o deslocamento da atribuição original de investigação das polícias estaduais e dos demais órgãos e Poderes citados para a Polícia Federal garantirá que os crimes sejam efetivamente investigados e, em segundo lugar, há que se realçar que a Polícia Federal, em razão de sua isenção, potencializada pelo distanciamento dos problemas corriqueiros de cunho local, apresentará resultados mais eficazes nas investigações que conduzir", afimou ele.

Laudivio Carvalho (PMDB/MG) destacou ainda que a liberdade de imprensa é um pressuposto básico dos regimes democráticos. "Aumentar sua proteção significa incrementar mesmo o próprio caráter democrático do nosso contexto jurídico-constitucional e político atual. A “federalização” dessas infrações, nesse passo, fará com que a liberdade de imprensa seja privilegiada", defendeu ele.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções