A Rede Jornalistas Livres surgiu no dia 12 de março último, "diante da necessidade urgente de enfrentar a escalada da narrativa de ódio, antidemocrática e de permanente desrespeito aos direitos humanos e sociais, em grande parte apoiada pela mídia tradicional", afirma o coletivo em seu manifesto. Hoje (24/05), ocorre o lançamento oficial da rede em uma festa-show no Centro de São Paulo.
"A idéia-força dos Jornalistas Livres é a da colaboração entre todos os comunicadores que defendem e lutam pela ampliação da democracia brasileira, bem como dos direitos humanos e sociais conquistados a duras penas pelas camadas mais vulneráveis da população. Usamos as redes sociais, não somos remunerados, atuamos única e exclusivamente em nome da paixão que nutrimos pelo jornalismo e seu gênero mais nobre, a reportagem", assim se definem os Jornalistas Livres.
Até o momento, o Facebook é o canal prioritário usado pelos Jornalistas Livres para acessar seus leitores.

A rede Jornalistas Livres acredita que a história da qual participamos, todos os dias, precisa ser contada a partir de muitos pontos de vista. "Somos ambicios@s a respeito das narrativas do nosso tempo. Fazemos o registro da história e das histórias e não aceitamos que a realidade seja registrada somente pelos que detêm o poder econômico, político e cultural", defende o coletivo.
Ojornalista deseja sucesso e vida longa aos Jornalistas Livres.