A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e o Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo – FNPJ concluíram sua proposta conjunta de ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONSTRUÇÃO DE REGULAMENTOS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM JORNALISMO (OBRIGATÓRIO pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN). O documento está disponível no site da Federação em http://www.fenaj.org.br/educ.php
A proposta é resultado de um Grupo de Trabalho conjunto das duas entidades, que além de consultas em diversos espaços de discussões no país, ainda passou pelo debate e deliberação das suas diretorias executivas. Inicialmente formado pelos diretores da FENAJ Valci Zuculoto, Carmen Pereira e Rafael Mesquita e do FNPJ Mirna Tonus, Edson Spenthof e Juliano Carvalho, o GT trabalhou quase um ano. Recolheu e debateu sugestões junto a profissionais, professores, estudantes, instituições de ensino superior e sindicatos dos jornalistas, por meio de palestras, reuniões, seminários e outros fóruns de debates sobre o tema. Por fim, nos últimos meses, a proposta sistematizada foi submetida e aprovada pelas direções executivas da Federação e do Fórum.
Conforme argumenta o documento, “da mesma forma que historicamente têm atuado pela qualidade do ensino de Jornalismo e o fazem neste momento de implantação dos novos currículos,” com esta proposta, a FENAJ e o FNPJ “acreditam estar promovendo e consolidando a fundamental parceria com cursos, professores e estudantes na defesa do Jornalismo.”