A Conta dos Passaralhos. Segundo o levantamento do Volt, em pouco mais de três anos (2012 a junho de 2015), foram contabilizadas pelo menos 1084 demissões de jornalistas em cerca de 50 veículos de imprensa, incluindo as principais redações brasileiras - a grande maioria por cortes de custos.
O total geral de demissões de empresas de mídia - que inclui funcionários administrativos, técnicos ou outros tipos de profissionais fora das redações - também impressiona: foram no mínimo 3.568 pessoas dispensadas em três anos. O levantamento é revisado periodicamente e teve a última atualização neste mês.

Paradoxo
O levantamento, também, mostra que os cinco maiores jornais em circulação no Brasil tiveram crescimento no primeiro quadrimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para acessar o trabalho completo, clique aqui.
O Volt é um empreendimento independente de jornalismo de dados que busca realizar projetos de interesse social e explorar novos formatos de publicações digitais e interativas. "Queremos, mais do que criar vizualizações de dados, contar histórias de interesse público através deles", se autodefinem os membros do Volt, que têm o jornalista Sérgio Spagnuolo como editor.