O Departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo conseguiu garantir através de mandado de segurança coletivo a realização da assembleia dos jornalistas e administrativos da editora Abril na praça Victor Civita. O horário também está mantido às 12 horas de hoje, quinta-feira (18/06).
A administração da Praça Victor Civita, atualmente gerida pela Associação Amigos da Praça Victor Civita, entidade da qual a editora Abril é sócia fundadora, encaminhou comunicado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) ontem (17) tentando impedir a realização da assembleia no local.

No comunicado enviado ao Sindicato, a administração da praça alegou que apesar de ser local público, a assembleia que diz respeito à situação da mantenedora da praça (editora Abril), não condiz com a finalidade cultural e artística do local, além de prejudicar a tranquilidade do horário de almoço dos usuários.
Assembleia: A pauta principal da reunião é a defesa do emprego. Desde o início do mês passado, a Abril demitiu ao menos 261 trabalhadores: foram 177 funcionários administrativos e 84 jornalistas.
Além disso, fechou publicações como: o Guia 4 Rodas, a revista Exame PME, a versão impressa da Capricho e as equipes de Planeta Sustentável e Educar para Crescer e vendeu 7 títulos para a editora Caras.