Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
15/08/2015
Basta de violência contra profissionais de comunicação!
 

O assassinato do locutor de rádio Gleydson Carvalho, no dia 6 de agosto, em Camocin (CE), expõe, mais uma vez, a urgência de medidas por parte das autoridades brasileiras para combater a violência contra comunicadores.Há cerca de um mês, Carvalho denunciou publicamente que foi ameaçado de morte. Este é o quinto assassinato de profissional de comunicação neste ano e teve repercussão internacional.

No dia 6 de agosto, Gleydson Carvalho estava apresentando um programa na Rádio Liberdade FM, em Camocin (CE), quando dois homens invadiram o estúdio e executaram-no a tiros. A polícia prendeu dois suspeitos de planejarem o crime e trabalha para capturar os autores.

Gleyson, assim como o apresentador de rádio e TV, Francisco Rodrigues de Lima, que foi assassinado há menos de um mês, em Pacajus, também no Ceará, denunciou publicamente que estava sendo ameaçado de morte. Este é o terceiro caso de radialista assassinado em território cearense neste ano. Em março, José Patrício Oliveira foi morto em Brejo Santo.

Recentemente a violência abateu, também, dois jornalistas em Minas Gerais. Evany José Matkzer foi assassinado e decapitado em maio, em Padre Paraíso, eno dia 3 de agostoAndré Luiz de Sá foi morto a pauladas, em Araçuaí.

Em nota oficial, a Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (FEPALC) manifestou consternação com o assassinato de Gleydson Carvalho e instou as autoridades brasileiras a garantirem a adoção e implementação de medidas de proteção aos profissionais de comunicação. A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) também condenouo assassinato do radialista e respaldou as reivindicações apresentadas no dia 3 de agosto pela FENAJ ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, como a imediata instalação do Observatório da Violência contra profissionais de comunicação e apoio ao projeto de lei que tramita no Congresso Nacional propondo a federalização das investigações de crimes contra jornalistas.

"Atentados contra comunicadores sociais de qualquer natureza, sejam eles jornalistas, radialistas, blogueiros ou quaisquer outros, são atentados não só contra a vida mas também contra o direito constitucional da liberdade de expressão.Esta liberdade é um direito de primeira geração e está presente em mais de 90% das Constituições do mundo. É um direito fundamental, pressuposto de uma sociedade democrática", expressou o Conselho de Comunicação Social em nota emitida no dia 9. O órgão discutirá a violência contra comunicadores em sua próxima reunião, no dia 14 de setembro, quando definirá as medidas legislativas que recomendará ao Congresso Nacional.

Fonte: FENAJ

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções