Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
09/09/2015
STF mantém quebra de sigilo telefônico do Diário da Região
 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou a reclamação impetrada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) que pedia a anulação da decisão do juiz da 4ª Vara Federal de Rio Preto, Dasser Letière Júnior, determinando a quebra do sigilo telefônico do repórter do Diário Allan de Abreu e de toda a redação do jornal. O objetivo é descobrir a origem do vazamento de escutas telefônicas da Operação Tamburutaca, divulgadas pelo Diário em 2011, que revelavam um esquema de corrupção na Delegacia do Trabalho de Rio Preto.

 

Na prática, a decisão de Toffoli mantém a decisão de Letière. Em seus argumentos, o ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República, para quem a decisão do próprio Supremo que, em 2009, derrubou a Lei de Imprensa e que servia de base ao pedido da ANJ (ADPF 130), não tem relação com a preservação do sigilo de fonte, e sim com a censura prévia.

 

Ministro Dias Toffoli durante sessão do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Para Toffoli, "o STF (...) não outorgou imunidade de jurisdição aos profissionais de imprensa e a suas fontes, a fim de alijá-los de todo e qualquer procedimento ou processo instaurado a fim de assentar responsabilidades penal, civil ou administrativas decorrentes de seus atos".

O ministro não chegou a analisar o mérito do pedido. "Que fique claro que não se recusa ao reclamante remédio processual, sequer se recusa o acesso ao STF. O que entendo é que a via da reclamação não é cabível diante do caso concreto em discussão".

Para o ministro, "a reclamação, se conhecida, abrirá ao STF a obrigatoriedade de analisar todas as ações sobre a temática da liberdade de imprensa e de manifestação de pensamento em trâmite no Brasil".

O advogado da ANJ, Gustavo Binenbojm, adiantou, há pouco, que irá recorrer para que o pedido seja analisado pela segunda turma do STF, formada, além de Toffoli, pelos ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Teori Zavascki. Ao mesmo tempo, o departamento jurídico do Diário vai recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) em busca de uma nova liminar para suspender temporariamente o inquérito. 

 

Fonte: Diário da Região

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções