Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
08/09/2003
Morte de Estudante de Jornalismo
 

O estudante de jornalismo Rafael Lima Pereira, de 19 anos, morreu após ser atingido por um carro durante prova de Stock Car, que aconteceu no domingo (07/09), em Campo Grande (MS). O estudante no seu credenciamento afirmou estar estagiando há cerca de um mês no jornal esportivo "Raça Sportes".

A hipótese do estudante ter fraudado o credenciado e os organizadores da prova não terem checado a informação foi desmentida. O jornal Raça Sportes existe e é dirigido por Elias Alves Campos. Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso do Sul, Mônica Ferreira de Souza, o acadêmico estava cobrindo o evento para o referido jornal.

O estudante estava entre a pista e a barreira de pneus, em um ponto de alto risco de acidente que não conta com  guard-rail. O estudante teria ido para  local, após o início da prova.

O corpo de Rafael foi arremessado para longe, após ser atingindo por um carro que se envolveu em um acidente no local. O estudante estava realizando fotografias e teria invadido o  local, na esperança de realizar boas fotos. A atitude acabou em tragédia e reascendeu o debate sobre o estágio em jornalismo. Apesar de proibido por lei, o estágio em jornalismo é uma prática corriqueira na profissão.

Rafael não é o primeiro estudante de jornalismo que vira notícia trágica. Não deve ser o último. A exposição prematura do estudante, em função específica de profissionais, deve ser melhor discutida pelas escolas de jornalismo, organizações sindicais e o Ministério do Trabalho.

Além de se lamentar a morte do estudante, de apenas 19 anos, algo precisa ser feito para que tragédias assim não se repitam, nem se tornem rotina. O diretor da Comissão de Qualidade de Ensino do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Luís Victorelli, conclama para que a tragédia de Rafael sirva, pelo menos, de alerta.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções