Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
04/10/2015
TST condena TV Pajuçara a pagar horas extras a jornalistas
 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou Recurso de Revista do Sindicato e reformou sentença da Justiça do Trabalho em Alagoas (1ª e 2ª instâncias), determinando que a TV Pajuçara pague horas extras aos jornalistas. A decisão, tomada por unanimidade, considera que a emissora violou o artigo 59 da CLT, praticando um regime de compensação de horas descaracterizado.

O Sindicato entrou com a ação na Justiça em virtude da TV Pajuçara descontar das horas extras dos jornalistas o período não trabalhado nos sábados. A empresa, sem qualquer acordo assinado com o Sindicato, praticava o chamado “acordo individual de compensação”, sem que os profissionais também assinassem qualquer documento. A opção de não trabalhar aos sábados é exclusivamente da empresa.

A TV Pajuçara também não pagava o adicional de 100% para as horas extras prestadas aos domingos, conforme estabelece o Acordo Coletivo de Trabalho dos Jornalistas.

A sentença do TST determina que a TV Pajuçara pague:

- O adicional extraordinário sobre as horas prestadas no regime de compensação;

- A hora extra mais o adicional no que extrapolar a jornada semanal normal (30 horas);

- E a hora extra aos domingos com adicional de 100%.

As horas já prestadas pelos jornalistas (retroativas) serão apuradas na liquidação da sentença. Vão incidir descontos previdenciários e fiscais, além dos juros de mora e correção monetária.

A empresa também pagará ao Sindicato multa de dois pisos salariais do jornalista (R$ 6.140,56), por descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho. Foram invertidos ainda os ônus de sucumbência do processo, cuja condenação foi arbitrada em R$ 28 mil.

"Além de fazer justiça aos jornalistas da TV Pajuçara, a decisão do TST deve servir de exemplo ao Pajuçara Sistema de Comunicação (Psicom) e demais empresas de comunicação do estado, entre elas a Organização Arnon de Mello, que também suspendeu o pagamento das horas extras dos jornalistas, inclusive dos feriados, para adotar um regime descaracterizado de compensação", declarou a entidade sindical..

O Sindicato também já acionou as empresas da OAM na Justiça e no Ministério Público do Trabalho, aguardando das duas instituições posição semelhante a que foi tomada pelo TST.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções