Em dia de homenagem a Vlado, reunião de jornalistas, arquitetos e cineclubistas decide retomar o histórico Cineclube Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
O Cineclube Vladimir Herzog jogou um papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes com O Homem que Virou Suco chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. O filme recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o de Gramado e de Moscou.

A dispersão que caracterizou o período inicial da redemocratização terminou por tirar forças do cineclube, pois muitos de seus membros atiraram-se na atividade frenética de fundação de partidos, sindicatos, centrais sindicais e organizações de luta.
Algumas inciativas foram tentadas de retomada do cineclube, porém, sem maior planejamento e sem base concreta, terminaram por não vingar. Agora, um novo momento se abre, em que a luta pela democracia ganha enorme importância.
Manifestações que pedem golpe militar e instauração de ditadura exigem de jornalistas, cineclubistas, arquitetos, artistas, intelectuais, estudantes e trabalhadores uma tomada de posição clara. O Cineclube Vladimir Herzog, pelo próprio nome, já assume abertamente a luta pela democracia.
Nas telas passarão a realidade brasileira. Nos debates após os filmes, essa realidade será discutida, criticada e tomada como ponto de partida para ações concretas em defesa do Estado de Direito e do Estado Democrático.
A primeira sessão pública será dia 24 de novembro de 2015, a partir das 19:00 horas, com o filme-documentário sobre Vladimir Herzog. A segunda sessão pública trará Carlos Marighela em documentário, e será dia 8 de dezembro, no mesmo horário, no mesmo auditório de tantas lutas democráticas e históricas.
A partir desta semana, todas as terça-feiras, a partir da 16:00 h, se reunirá a comissão coordenadora do Cineclube, no mesmo Sindicato dos Jornalistas. Venha participar, trazer sua colaboração e demarcar campo em defesa da democracia.
O auditório Vladimir Herzog fica na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo: R. Rêgo Freitas, 530 - República, São Paulo - SP, 01220-010 - 11 3217-6299.