Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
09/09/2003
Brasil votou contra posição de Sergio Vieira de Mello
 

O Brasil votou, no último dia 24/07, na ONU, a favor de suspender por um ano a organização Repórteres Sem Fronteiras, da Comissão de Direitos Humanos da ONU. A decisão brasileira foi contra a posição do ex-diplomata Sergio Vieira de Mello, morto recentemente em atentado terrorista no Iraque. Mello tinha se declarado contrário a qualquer tentativa de exclusão da ONG Repórteres Sem Fronteiras, que participava da Comissão das Nações Unidas como observadora e acabou, mesmo assim, suspensa com o voto do Brasil. O motivo? Promoveu, em março último, um protesto contra a Líbia, país que não é nenhum exemplo quando o assunto é liberdade de imprensa e ou direitos humanos.

"Sou contrário a qualquer tentativa de excluir a ONG RSF como observadora da Comissão de Direitos Humanos da ONU", declarou Sergio Vieira de Mello, durante conferência de imprensa no dia 30 de maio de 2003, em Genebra.

A opinião do diplomata não foi ouvida pelos representantes brasileiros. Nosso País seguiu o voto de Arzeibaijão, Benin, Butão, Burundi, China, Congo, Cuba, Egito, Etiópia, Gana, Índia, Irã, Jamaica, Quênia, Líbia, Malásia, Moçambique, Nepal, Nigéria, Paquistão, Quatar, Federação Russa, Arábia Saudita, África do Sul, Uganda e Zimbábue, contrariando a opinião do diplomata morto no atentado terrorista.

Não é difícil perceber a falta que Sergio Vieira de Mello faz ao Brasil e ao mundo.

Votaram contra a suspensão: Alemanha, Andorra, Austrália, Chile, El Salvador, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Guatemala, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Nicarágua, Peru, Portugal, República da Coréia, Romênia, Suécia, Ucrania, Reino Unido e Estados Unidos. As abstenções ficaram por conta da Argentina, Equador, Japão e Senegal.

A organização RSF batalha pela liberdade de imprensa e democracia de informações, sempre denunciando os ataques sofridos pelos colegas de profissão. Segundo a RSF, no ano passado, foram mortos 25 jornalistas. O Itamarati divulgou nota à imprensa, sobre o voto, que não convenceu. "O Jornalista" volta a  recomenda aos colegas, para que visitem o site da organização www.rsf.org e leiam o documento intitulado "Descrédito da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas: negociatas, incompetência e não-ação".

 

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções