O juiz da 2ª Vara do Trabalho de Cuiabá, Ivan José Tessaro, determinou que as diretoras do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Najla Passos e Márcia Andreola, sejam imediatamente reintegradas às funções que ocupavam na assessoria de imprensa da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), em decisão proferida na segunda-feira (06/10).
Tessaro determinou também que as jornalistas recebam integralmente salários e verbas sociais, referentes aos três meses em que ficaram impedidas de trabalhar, acrescidas de juros, correção monetária e, inclusive, reajuste salarial.
Najla e Márcia foram demitidas da Adufmat no dia 11 de julho, por justa causa, em plena campanha salarial da categoria, ao se recusarem a assinar um jornal que não produziram e cujo conteúdo não condizia com o prescrito no Código de Ética dos Jornalistas.
Na decisão, o juiz descaracterizou a justa causa e reafirmou o direito à estabilidade sindical das jornalistas, contestada pela assessoria jurídica da Adufmat, que dizia que a entidade não havia sido comunicada do fato, apesar do próprio presidente da Adufmat, Luiz Galetti, ter comparecido a festa de posse das jornalistas para parabenizá-las.
"Esta vitória é de todos os trabalhadores de Mato Grosso, em especial dos dirigentes sindicais, que têm seus direitos constitucionais assegurados a partir do reconhecimento da estabilidade", afirmam Najla e Márcia.
Confira a sentença na íntegra no site do sindicato:
http://www.sindjormt.org.br/sentenca.htm