O Brasil tem mais faculdades de jornalismo do que de odontologia. Todos os Estados brasileiros oferecem cursos de jornalismo. No total eles já somam 256, contra 169 de odontologia. A Região Sudeste concentrada a maioria das escolas de jornalismo: 135; a Região Sul tem 53; o Nordeste 39; o Centro-Oeste 16 e a Região Norte, o menor número com 13.
No ranking dos Estados, São Paulo é o campeão isolado com 75 faculdades. O segundo lugar é do Paraná com 28 cursos, seguido de perto por Rio de Janeiro e Minas Gerais, empatados em terceiro lugar, com 27 cada um.
O Rio Grande do Sul ocupa a quarta colocação com 15 cursos. Em quinto lugar ocorre um novo empate, Bahia e Santa Catarina contam com dez. Na sexta colocação está Pernambuco com sete faculdades.
Na lanterna do ranking aparecem Roraima, Acre e Amapá com apenas um curso superior em jornalismo. No Ceará, que tem cinco faculdades, encontramos um sexto denominado de "Curso Superior de Formação Específica em Técnicas de Jornalismo", que oferece 240 vagas anuais, com duração de apenas dois anos. Ele é oferecido pela Faculdade Integrada de Grande Fortaleza e não está contabilizado entre os 256 citados.
O presente levantamento foi feito com base em dados oficiais do Ministério da Educação.
O XI Congresso Estadual dos Jornalistas no Estado de São Paulo, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Bauru (SP), aprovou um documento endereçado ao Ministério da Educação, no qual a categoria paulista expressa preocupação e cobra providências contra a proliferação das faculdades de jornalismo no Brasil.
Veja abaixo o documento aprovado no Congresso e que está sendo encaminhado ao ministro da Educação:
Bauru, 26 de outubro de 2003.
Ao
Excelentíssimo Ministro da Educação da
República Federativa do Brasil
Profº Cristóvão Buarque
Ref.: Cursos de Jornalismo
Os jornalistas paulistas reunidos no XI Congresso Estadual deliberam expressar à Vossa Excelência, a grande preocupação da categoria com a proliferação de cursos de jornalismo no País.O Brasil já conta com mais cursos de jornalismo do que de odontologia. Já são mais de 256 espalhados pelo País. Apenas o Estado de São Paulo contabiliza mais de 75 faculdades que oferecem o curso.
Cientes de que este quadro de proliferação desenfreada foi irresponsavelmente implementado nos últimos oito anos, solicitamos de Vossa Excelência uma postura de barrar a onda de criação de novos cursos e reavaliar as autorizações já concedidas. Infelizmente, muitos dos cursos existentes não apresentam exigências mínimas de qualidade.
Na certeza de que contaremos com o vosso apoio, na defesa de uma educação superior de qualidade e com critérios sérios, solicitamos que sejam adotadas providências urgentes que a situação exige.
Aproveitamos a oportunidade para renovar nossos votos de sucesso na sua luta frente ao Ministério.
Cópia da presente deliberação está sendo encaminhada à FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas