A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Piauí esteve ontem (27), visitando o jornalista Arimatéia Azevedo, que se encontra preso no quartel da Polícia Militar em Teresina. Na oportunidade, Teresa Val, presidente da entidade divulgou a Nota de Repúdio abaixo:
"Nós, jornalistas piauienses repudiamos veementemente a ação abusiva e ilegal do juiz José Bonifácio Júnior que ignorando a Lei de Imprensa e a norma jurídica corrente determinou a prisão preventiva do jornalista Arimatéia Azevedo, quando o art.66 da Lei de Imprensa determina que "O jornalista profissional não poderá ser detido ou recolhido preso antes da sentença transitada em julgado".
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí vê na prisão do associado Arimatéia Azevedo não um mero incidente processual, mas uma tentativa vil e osquestrada de enfraquecimento dos profissionais de Comunicação Social e um atentado à liberdade de imprensa.
Pelos fatos narrados, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí decidiu representar contra o senhor José Bonifácio Júnior junto ao Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo do Poder Judiciário que vem constantemente saneando situações jurídicas e revertendo decisões judiciais eivadas de vícios advindas de magistrados piauienses.
Vimos ainda manifestar solidariedade ao nosso colega jornalista Arimatéia Azevedo, que está preso não por causa de um crime, mas pela falta de vigilância da nossa sociedade para com àqueles que atentam contra a liberdade de imprensa."
Teresa Val
Presidente